RIO DOCE ATINGE 4 METROS E PREFEITURA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

GOVERNADOR VALADARES (MG) – O Rio Doce atingiu 4 metros, na régua do Saae, na manhã desta terça-feira (11). Segundo a Defesa Civil, a previsão é de que o volume continue a subir e pode chegar a 4,5 metros às 11h. De acordo com a Prefeitura, atualmente cerca de 6 mil pessoas precisaram deixar suas casas para fugir da enchente e outras 93 estão desabrigadas. Porém, o o número pode crescer e atingir 10 mil desalojados, como na enchente registrada em 2020. A previsão se dá com base no número de moradores historicamente afetados por enchentes. Cerca de 55 mil pessoas moram em 20 bairros às margens do rio Doce, população que é atingida direta ou indiretamente pelas cheias.

O acesso aos bairros atingidos pelas cheias está sendo restrito pela Polícia Militar, apenas moradores podem entrar mediante a apresentação de comprovante de endereço. O objetivo é evitar furtos nas casas que foram deixadas pelos moradores, bem como evitar a aglomeração de curiosos nas redondezas.

Em função disso, o prefeito André Merlo (PSDB) decretou situação de emergência em Governador Valadares na tarde desta segunda-feira (10). A medida faz com que o município possa ter acesso a recursos federais e estaduais de forma facilitada e fazer compras emergenciais sem licitação para custear ações necessárias à recuperação da cidade, além de favorecer as pessoas que tiveram os seus imóveis afetados pelas chuvas, já que estes poderão solicitar a liberação do FGTS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui