Rio Manhuaçu: população amanhece em estado de alerta de inundação

MANHUAÇU (MG) – A população de Manhuaçu segue em alerta durante este domingo, 09/01, por conta do risco de enchente na cidade. Durante a noite de sábado e a madrugada, a chuva intensa deixou todos preocupados com a possibilidade de novas inundações.

Com o nível do rio muito alto em todo o perímetro urbano e a chuva constante, a população ficou em estado de alerta, bem como os órgãos de Defesa Civil, Polícia Militar e Bombeiros.

A orientação é para os moradores de áreas mais baixas se prevenirem, para não perderem bens materiais. Embora, alguns lugares com pontos de alagamento, até o momento não há registro de famílias precisando de saírem de casa com emergência, por conta da enchente. Já haviam tomado precaução. Muitas pessoas se mobilizaram, para auxiliarem outras que precisaram retirar os pertences para um lugar seguro.

Durante a madrugada, a Polícia Militar realizou o monitoramento de toda a dimensão do Rio Manhuaçu. A equipe do Corpo de Bombeiros também permaneceu com atenção voltada a cheia do rio.

Juntamente com a Defesa Civil foi feito um trabalho, com moradores da parte baixa da cidade, para proteção e auto salvamento, sobre possível alagamento com o volume d’água das cabeceiras, sobretudo de Luisburgo e São João do Manhuaçu.

As fotos tiradas nas principais pontes da cidade durante a noite, mostravam o aumento do nível de água. Ao mesmo tempo, a polícia acionou a sirene para alertar os moradores à margem do rio, para a possibilidade de um volume de água maior e, o tempo não ser suficiente para salvar os pertences.

Algumas pessoas permaneceram de “vigília” durante toda a noite. Outras pessoas já estavam nas proximidades das pontes observando o leito do rio. Comerciantes e moradores retiraram móveis e mercadorias por precaução nas ruas mais próximas ao rio Manhuaçu.

O monitoramento continua acontecendo por parte da Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

INUNDAÇÕES

Há registros de inundações parciais em ruas de Chalé, Matipó e Carangola na região. Em várias rodovias, quedas de barreiras e de árvores também afetam o trânsito.

RIO CASCA – PONTE NOVA

A rodovia de Rio Casca para Ponte Nova foi totalmente interditada durante a noite deste sábado, 08/01.

Um trecho do km 106 da MG-329 cedeu. A pista foi fechada nos dois sentidos e não há previsão de liberação.

QUEDA DE ÁRVORE NA BR-262

No Km5, BR 262, em Martins Soares, no sentido Espírito Santo para Minas Gerais, árvore caiu ocupando as duas pistas.  Veículos passando pelo acostamento.

Com Eduardo Satil / Cidade Total / Carlos Henrique / Portal Caparaó

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui